DESFRUTANDO DOS CINCO SENTIDOS Por LOWRY LANDI

 


Os sentidos são os canais de comunicação entre uma pessoa e o mundo exterior. Prestam informações importantíssimas que constituem a base de nossa aprendizagem. Também nos advertem instantaneamente em funcionamento inúmeros mecanismos de proteção pessoa.

Além das funções que nos trazem benefícios, existem outras: proporcionar satisfação, prazer e bem-estar físico e psicológico. Contemplar uma paisagem num local longe dos perímetros urbanos, assistir um concerto musical ou uma apresentação de balé, usufruir da beleza e aroma de fragrâncias de raros perfumes ou o aroma das flores, contemplar o entardecer ou o nascer do sol, saborear uma deliciosa fruta ou sentir a carícia das águas numa queda d’água, ou das ondas na praia. Tudo são experimentos advindos dos cinco sentidos e fortalecedores da saúde mental. Faremos Bem em desfrutar dessa dimensão dos sentidos para manter o equilíbrio mental. Porém é preciso muito cuidado com os excessos!  Prazer em demasia pode nos fazer perder a sensibilidade ou até nos causar prejuízos.

A visão é a maior janela para o exterior e dela se pode obter o máximo de proveito. Por meio da visão a pessoa pode contemplar as coisas boas ao seu redor. O deleite de visão proporciona paz mental, especialmente quando contempla a natureza em seu estado mais original. Portanto, se planeje para ser feliz e fazendo planos para o seu passeio, seja no campo, em montanhas, em uma sala de cinema, sala de aula ou diante de um palco de teatro. Visite ambientes naturais e utilize parte de seu tempo para observar e conviver com a natureza, observando com seus olhos, (que os antigos sábios chamaram por janelas da alma), o mar, árvores, plantas, o céu, nuvens, pessoas, desertos, florestas... Enfim, os cenários de sua vida que se descortinam diante dos seus cinco sentidos. Porém, os habitantes da cidade também podem se recrear com uma paisagem urbana, limpa e agradável, onde é possível apreciar a harmonia da arquitetura arrojada, a beleza dos edifícios, como outras expressões da arte. Desta forma toda esta mistura de formas e cores, seguramente, atuará diretamente em seu estado de ânimo.

Comece a ouvir cada som cuidadosamente. Mesmo porque a natureza é uma fonte perene de sons que tende a suavizar seu estado de alma. E assim, a correnteza de um rio, o impacto de uma cascata, o sopro dos ventos, da chuva ou do canto dos pássaros são exemplos de sons relaxantes que proporcionam não apenas prazer, mas também tranquilidade. A música é outro lenitivo para a saúde mental. Desde a Antiguidade, a música tem sido utilizada para elevar o espírito, proporcionar paz mental ou produzir um ambiente emocional específico. A música também influi em diversas funções fisiológicas, como a pressão sanguínea, a dilatação das veias respiratórias e a produção de hormônios podem ser afetadas pelo efeito da música.

No caso do paladar estamos diante de uma função protetora fundamental, pois nos alerta de alimentos em mau estado de conservação e pode até indicar a necessidade nutritiva em casos de desnutrição, além de ser também uma fonte de prazer. O segredo da satisfação está no comer pouco. Veja o exemplo dos grandes restaurantes que destacam que o MAITRE conserva um paladar especial porque para de comer no devido tempo. 

Além do paladar, faça com que o alimento tenha uma boa apresentação (visão) e que ofereça um cheiro agradável (olfato). Ao degustar um alimento como uma fruta, por exemplo, use o tato, pegando a fruta para experimentar a sensação de sua forma, textura e temperatura.

O sentido do tato é muito amplo também, por abranger toda a superfície corporal, sendo de grande utilidade para alertar de qualquer perigo através de temperaturas elevadas ou por contato direto. Mas também é uma fonte de prazer pela sua abrangência tão extensa.

No entanto, existem muitas sensações prazerosas e fortalecedoras da saúde física e mental que mantém relação direta com o tato, como se refrescar na água, ou se aquecer ao sol, o vento cobrindo nosso corpo com suas lufadas, a brisa, o contato com o frio extremo  de substâncias geladas ou da quentura dos nossos alimentos. Mas o uso dessas fontes de vida e prazer não deve ser desvalorizado, mas especialmente utilizado de maneira sistemática, pois o estilo habitual de vida tende a reduzir essas opções.

Já o olfato é o sentido com maior carga emocional. Isso acontece porque o nervo olfativo conecta diretamente os terminais nasais com a área cerebral do olfato, localizada no meio dos centros emocionais de maior importância.

Postar um comentário

0 Comentários