VICTOR HUGO (1831 A 1885) VIDA ADULTA Por LOWRY LANDI

 


Seu romance NOTRE-DAME DE PARIS (também conhecido por O CORCUNDA DE NOTRE-DAME), que foi lançado em 1831, e considerado pela crítica da época o maior romance histórico de Victor Hugo. Este livro também é responsável por definir a forma de exploração ficcional do passado que marcou o movimento literário “Romantismo Francês”. É um livro que narra a história do AMOR ALTRUISTA do deformado fisicamente sineiro da Catedral de Notre-Dame, chamado por Quasímodo, pela bailarina cigana Esmeralda. Com um estilo realista, especialmente nas descrições da cidade de Paris no período medieval, especialmente do seu submundo repleto de ladrões, vagabundos, mendigos, desocupados e prostitutas, o enredo é melodramático, com muitas reviravoltas irônicas.

Este livro foi um sucesso instantâneo que logo fez de Hugo o mais famoso escritor que vivia na Europa, tendo esse livro se propagado e traduzido por todo o continente.

No ano de 1832, em meio ao grande sucesso de seu último romance, Hugo mudou-se para um apartamento instalado na Praça dos Vorges, no bairro e Le Marais, onde morou até 1848, tendo sido visitado por muitos escritores e músicos, como Honoré de Balzac, Alfred de Musset, Alexandre Dumas e o compositor Franz Liszt, dentre outros.

Em novembro de 1832, Victor Hugo apresentava em Paris LE ROI S’AMUSE, uma peça baseada na vida amorosa do rei Francisco I da França. Desde 1827 até o ano de estreia de LE ROI S’AMUSE, Hugo passara de uma postura inicialmente conservadora para um liberalismo reformista que se refletia em suas posições públicas e em sua obra literária como Le Roi S’Amuse que também sofreria censura, acusada de expor a figura régia ao ridículo.

No ano seguinte, Hugo passa a ter um relacionamento amoroso com uma das atrizes que trabalhava em duas de suas peças, LUCRÉCIA BORGIA e MARIE TUDOR, que estreava naquele ano. Era a atriz Juliette Drouet. 

O casal veio a conhecer-se em um momento em que Hugo estava muito abalado psicologicamente, pois descobrira que sua esposa o havia traído. Juliette interpretava o papel da Princesa Negroni em Lucrécia Borgia, exatamente 15 dias após a estreia da peça, em 16 de fevereiro de 1833. A atriz, então, se tornou “oficialmente” amante de Hugo. O escritor instalou Juliette em uma casa isolada no Les Metz, um lugarejo próximo à casa onde o escritor residia com sua família. Quase todos os dias o casal se encontrava, e o ponto de encontro era uma árvore oca em m bosque, o tronco desta árvore Juliette usava para deixar suas mensagens para ele e Hugo, por sua vez, deixava suas cartas e poemas para a jovem atriz. O romance tinha momentos turbulentos de vida devido a problemas financeiros, pois Juliette contraiu muitas dívidas com credores, ainda assim, o amor se mostrou resistente às discussões e brigas.

A peça LUCRÉCIA BORGIA, drama a que primeiro deu o título de CEIA EM FERRARA obteve grande êxito, o que foi considerado a vitória decisiva da ESCOLA ROM NTICA.

Em fevereiro de 1837, morre seu irmão Eugène, acometido por uma doença psicológica que o acometeu, desde o casamento de Hugo com a mulher de quem Eugène era perdidamente apaixonado. Eugène não voltou mais à razão, enquanto a doença o foi enfraquecendo que, por fim, o levou à morte. Este também foi o ano em que o rei Luís Filipe I conferiu à Victor Hugo o grau de oficial da Legião de Honra, e os duques de Orléans enviaram-lhe um quadro de IGNEZ DE CASTRO, pintado por Saint-Évre, onde, na extremidade superior da moldura havia a seguinte inscrição: “O duque e a duquesa de Orléans ao Sr. Victor Hugo, 27 de junho de 1837”.

Alugava apartamentos nos arredores de Paris com nomes falsos, onde se encontrava com suas amantes. Numa dessas ocasiões foi flagrado com Léonie D’Aunet, cujo marido havia chamado a polícia, quando a mulher foi presa. Enquanto com o escritor renomado nada lhe aconteceu.

Criado por sua mãe no espírito da monarquia, acaba por se convencer, pouco a pouco, do interesse da democracia.  Está Sobre o fato declarou: CRESCI, e escreve um poema onde se justifica. A base de seu ideário era de que “onde o conhecimento está apenas num homem, a monarquia se impõe”. E conclui; “Onde está num grupo de homens, deve fazer lugar à aristocracia. E quando todos têm acesso ás luzes do saber, então vem o tempo da democracia”.

Tendo se tornado favorável a uma democracia liberal e humanitária. É eleito deputado da Segunda República em 1848, e apoia a candidatura do príncipe Louis-Napoléon. 

Exial-se após o golpe de Estado de 2 de dezembro de 1851, que condena vigorosamente por razões marais em HISTOIRE D’UM CRIME. 

Durante seu exílio visita países como LUXEMBURGO por curtos períodos de um ou dois dias nos anos de 1862, 1863 e 1865; em 1871 passa a residir em VIANDEN por um período de dois meses e meio como refugiado político.

Com a morte de sua filha, Leopoldina (e), começa a descobrir e investigar experiências relatadas numa obra diferente nomeada LES TABLES TORNANTES DE JERSEY.

Victor Hugo veio a falecer em 1885.

De acordo com seu último desejo, seu corpo é depositado em um caixão humilde que é enterrado no Panthéon de Paris.

Seu corpo ficou vários dias exposto sob o Arco do Triunfo, onde se estima que 1 milhão de pessoas vieram lhe prestar uma última homenagem. Quando o escritor morreu, as prostitutas de Paris ficaram de luto, deixando de atender seus clientes enquanto o corpo do escritor não fosse enterrado. A pessoa mais velha da história, Jeanne Calment, que morreu em 1997, afirmou ter ido ao funeral do escritor  quando tinha 10 anos de idade, confirmando o tempo que o corpo ficou exposto e a greve/luto das prostitutas.

Postar um comentário

0 Comentários