Buster Keaton foi um ator de cinema norte americano, que também atuava como diretor de seus próprios. É considerado um dos principais nomes do cinema mudo ao lado de Charlie Chaplin, com uma amizade que durou até a morte de Keaton.
Keaton nasceu em 4 de outubro de 1895, em Piqua, Kansas, nos Estados Unidos, com um período de atividade que foi desde 1898 até sua morte, em 1966, tendo como causa morte um derrame.
Alguns de seus filmes muito conhecidos e admirados foram: O HOMEM DAS NOVIDADES, A GENERAL, O ENRASCADO, MARINHEIRO POR DESCUIDO e o aclamado SHERLOCK JR.
Quando Buster Keaton se vivo iria completar 90 anos foi homenageado na 40° Mostra de Cinema.
Uma das características do ator era manter seus personagens impassíveis, sérios e com a mesma expressão facial em todos os filmes. Com esse comportamento, Keaton recebeu o apelido de O GRANDE CARA DE PEDRA ou O HOMEM QUE NUNCA RI.
Buster Keaton e Charlies Chaplin foram dois grandes comediantes do cinema mudo. Enquanto Chaplin fazia um papel de vagabundo atrapalhado e malandro, que expressava seus sentimentos através de mímica e pantomima, não se importando em rir de si mesmo, Buster apelava para as GAGS – como saltos, corridas e quedas arriscadas, interpretando um herói impassível, que mesmo quando fracassava mantinha a mesma expressão séria, causando humor em seus filmes, o que gerou seu apelido mais famoso de O HOMEM QUE NUNCA RI.
Em 1952, depois de sobreviver por décadas com comédias baratas, Keaton voltou à evidência ao participar do filme LUZES DA RIBALTA, de Charlie Chaplin. A partir deste trabalho teve mais algumas aparições em filmes para televisão e, em 1960, escreveu a
Autobiografia MY WANDERFULL WORD OF SLAPSTICK. Sua última aparição no cinema foi em A FUNNY THING HAPPENED ON THE WAY TO THE FORUM, em 1960, que estreou seis meses após sua morte.
Buster Keaton faleceu em Woodland Hills, Los Angeles, no dia 1°de fevereiro de 1966.
Buster Keaton é o nome artístico de Joseph Frank Keaton, filho de Joe Keaton e de Mayra Keaton, que eram comediantes de um gênero de espetáculo chamado de VAUDEVILLE, uma espécie de mistura de teatro com o circo, quando estreou aos 4 anos de idade, começando a atuar ao lado dos pais que, nestes espetáculos ambos faziam acrobacias elaboras porém muito perigosas. Depois de vários anos se apresentando no circuito de vaudeville com os pais que, com ele, formavam os THE THREE KEATON, com Keaton aos 21 anos, já um veterano nesta arte.
Em 1916, Buster Keaton foi para Nova York procurar trabalho no cinema. Convidado elo comediante e diretor Roscoe Fatty Arbuckle, estreou no curta metragem THE BUTCHER BOY, em 1917. Já em 1920, depois de trabalharem juntos em diversos pequenos filmes, Keaton adquiriu um estúdio e começou a produzir seus próprios filmes. A amizade dos dois atores durou até a morte súbita do amigo em 1933.
Antes de atuar em vários curtas, Keaton, em 1921, casou-se com Natalie Talmaday que, juntos, tiveram dois filhos.

0 Comentários