OLIVER HARDY – O GORDO Por LOWRY LANDI

 


Oliver Hardy, nome artístico de Norvell Hardy, nascido no Harlen, EUA, no dia 18 de janeiro de 1892 e falecido em Los Angeles, EUA, no dia 7 de agosto de 1957, sendo um ator e comediante norte americano que formou, ao lado do britânico Stan Laurel, a famosa dupla O GORDO E O MAGRO, famosa no cinema desde a época do cinema mudo até sua morte em 1957.

Juntos, os amigos Hardy e Laurel atuaram em 107 filmes curtas e longas-metragens. Além de participações especiais em outras produções. O primeiro filme com a dupla de artistas foi OUTWITTING DAD, em 1914. 

Na maioria de seus filmes mudos antes de se juntar ao produtor Hal Roach, ele era creditado como BABE HARDY.

Nome completo do artista: Norvell Hardy – Outros nomes: Babe.

Nome artístico: Oliver Hardy.

Nascimento: 18 de janeiro de 1892, Harlen, Geórgia, EUA.

Morte: 7 de agosto de 1957 (65 anos), Los Angeles, Califórnia, EUA. 

Nacionalidade: norte-americana.

Cônjuges: Madelyn Saloshin (1913 a 1921); Myrtle Reeves (1921 a 1937); Virginia Lucille Jones (1940…)

Causa da morte: trombose.

Seu pai, Oliver, era veterano dos Estados Confederados da América, tendo sido ferido na Batalha de Antietam, em setembro de 1862. Após sua baixa, Oliver Hardy foi eleito Tax Collector pelo condado de Columbia. Sua mãe, Emily Novell, filha de Thomas Benjamin Norvell e Mary Freeman, era descendente do Capitão Hugh Norvell de Williamsburg, Virgínia. 

Sua família chegou à Virgínia antes de 1635, e o casamento de Oliver e Emily, que era viúva, foi em 12 de março de 1890. Então, logo após, a família se mudou para Madison em 1891, antes do nascimento de Norvell. É provável que tenha nascido no Harlen, apesar de algumas fontes darem como seu local de nascimento a cidade de sua mãe, Covington. Já seu pai viria a falecer um ano após Norvell ter nascido, e era o mais novo de cinco irmãos. Sua mãe tentou com que Hardy frequentasse a University of Geórgia, em 1912, para estudar leis, porém não existe comprovação de que ele tenha estudado algo no campo do direito. 

Hardy foi para a Milledgeville Military Academy  e, aos 13 anos, para a Young Harris College, no norte da Geórgia. Desde cedo Hardy mostrava interesse por música e teatro. E participou de um grupo teatral. O fato é que sua mãe reconheceu o talento musical do filho, e o enviou para Atlanta, com o objetivo de estudar música e canto com o professor Adolf Dahm Patterson, mas Hardy, por esta época, eventualmente cantava n Alcazar Theater, que era um velho cinema que fazia apresentações de vaudeville. Hardy resolveu então retornar para Milledgeville. Em 1910, Hardy começou a se apresentar como OLIVER NORVELL HARDY, sendo que o primeiro nome era um tributo ao seu pai. Hardy apareceu com esse nome no censo de 1910, e a partir de então passa a usar o nome OLIVER HARDY.

A carreira de Hardy literalmente começou em um cine-teatro que foi aberto na cidade de Milledgeville, onde ele residia, onde começou a trabalhar em várias funções como projeções, bilheteria e gerência. Tornou-se obsessivamente interessado na indústria do cinema, e um amigo sugeriu que ele se mudasse para Jacksonville, na Flórida, onde estavam sendo rodados alguns filmes de importância para a indústria cinematográfica. 

Durante o ano de 1913 Hardy cantava em um cabaré à noite, além de trabalhar no Libin Studios durante o dia. Nessa época, casou-se com sua primeira esposa, A PIANISTA Madelyn Saloshin. Já em 1914, participou de seu primeiro filme, Outwitting Dad, par a Libin Studios. Foi creditado como N. O. Hardy, na sua vida pessoal, porém, era conhecido como BABE HARDY, um apelido que tinha lhe sido conferido por um barbeiro italiano. Em muitos dos filmes da Libin, quando foi creditado como BABE HARDY.

Em 1915, Hardy já havia concluído 50 filmes curtos para a Libin Studios. Posteriormente, mudou-se para Nova York onde trabalhou para a Pathé, Casino e a Edison Studios. Retornou depois para Jacksonville, na Flórida, para realizar filmes para a Vim and King Bee Studios, Trabalhou, nesta época, com Charlie Chaplin e com a atriz de comédias Ethel Burton Palmer, durante um breve período. Em 1917, Oliver Hardy mudou-se para Los Angeles, trabalhando de freelance para alguns estúdios de Hollywood.

Trabalhou depois em THE LUCKY DOG, produzido por G.M. Anderson (Broncho Billy) ao lado de um jovem ator britânico estreante chamado Stan Laurel, sendo a primeira vez que a futura dupla de O Gordo e o Magro atuaram juntos. 

Entre 1918 e 1923, Oliver Hardy fez mais de 40 filmes para a Vitagraph, ao lado de Larry Semon. Em 1919, separou-se de sua esposa, em 1921, casou-se com a atriz Myrtle Reeves, Mas não foi um casamento feliz, e Hardy eventualmente começou a embriagar-se com bebidas alcoólicas.

Em 1924, Hardy começou a trabalhar para a Hal Roach Studios com os filmes da série Our Gang e com Charley Chase. Em 1925, trabalhou no filme YES, YES, NANETTE!, O que aconteceu com o estreante James Finlayson, que mais tarde faria muitos papeis característicos nos filmes com Laurel e Hardy. E este filme foi dirigido por nada mais e nada menos que Stan Laurel. 

Em 1926, Hardy foi chamado para GET’EM YOUNG, mas foi hospitalizado após sofrer algumas queimaduras, quando Laurel foi recrutado para o mesmo filme no lugar de Hardy. Posteriormente Laurel e Hardy aparecem num mesmo filme, 45 MINUTES FROM HOLLYWOOD, interagindo em algumas cenas.

Em 1936, a vida pessoal de Hardy sofreu um novo golpe ao se divorciar de Myrtle. 

Enquanto aguardava a resolução dos problemas contratuais entre Stan Laurel e Hal Roach, Hardy concluiu o filme ZENOBIA, com Harry Langdon. 

A dupla Stan e Hardy foi convidada, posteriormente, pela General Services Studio para fazer THE FLYING DEUCES. Enquanto faziam as filmagens, Hardy se apaixonou por Virginia Lucille Jones, com quem se casou pouco tempo depois.

Após muitos filmes com Roach, os dois, em 1940, formariam uma companhia própria – a Laurel and Hardy Feature Productions – onde não realizaram filmes e sim utilizaram a empesa para promover suas excursões pelo país com o show THE LAUREL AND HARDY REVUE.

Em 1949, John Wayne, amigo de Hardy, convidou-o a participar do filme THE FIGHTING KENTUCKIAN, E QUE, INICIALMENTE HESITANTE, Hardy acabou aceitando sua participação no filme. Posteriormente, Frank Capra o convida para o filme RIDING HIGH, com Bing Crosby, em 1950. Posteriormente, a dupla Hardy e Laurel fariam filmes para a 20th Century Foz e a MGM, quando filmariam TOLL K (A Ilha da Bagunça), para produtores europeus, em 1950, encerrando, desta forma, a carreira cinematográfica de ambos. 

Em maio de 1954, Hardy foi acometido de um infarto do miocárdio; Já em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com Hal Roach Jr., para uma série de TV baseada nas fábulas MOTHER GOOSE (Mamãe Gansa), LAUREL AND HARDY’S FABULOUS FBLES, mas desta vez foi Laurel que sofreu um AVC, com uma lenta convalescença. E Hardy também iria sofrer um AVC no dia 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem poder falar ou se mover. Em 7 de agosto de 1957, Oliver Hardy morreu aos 65 anos. Extremamente abatido e inconformado com a morte do melhor amigo, Laurel não teve estrutura emocional para comparecer ao seu funeral, dizendo “Babe (Oliver) woud undestand” (Babe compreenderia).

Stan nunca mais atuou em qualquer filme ou mesmo episódio de série após a morte de Oliver. Alegava não poder suportar estar em um set de filmagem sabendo que nunca mais veria o seu amigo de mais de três décadas no ambiente onde atuaram juntos por tantos anos. Ele, assim, passou apenas a escrever roteiros para comédias, sem jamais voltar a aparecer diante das câmeras. Seus amigos mais próximos confirmaram que Stan ficara totalmente arrasado após a morte de Oliver Hardy, sem qualquer esperança de recuperação física e psicológica.

O corpo de Hardy encontra-se sepultado no Valhala Memorial Park Cemetery. 

A filmografia de Oliver Hardy, assim como a de Stan Laurel, é bastante complexa, mediante as muitas fontes contraditórias. Consta que, sozinho, Hardy teria feito mais de 200 filmes e com Stan, 106 filmes.

Postar um comentário

0 Comentários